Daqui a alguns anos é possível que já ninguém fale de “transformação digital”, porque o termo ter-se-á tornado irrelevante: empresas que não se transformem digitalmente podem simplesmente deixar de existir. Para evitar tornar-se um desses negócios, as organizações devem abraçar a transformação digital agora.
No entanto, ser digital apenas na direção das empresas, por si só, não é suficiente.
O sucesso de uma empresa também dependerá da sua capacidade de criar valor social e económico e demonstrar liderança orientada por objetivos. No digital a tecnologia oferece este potencial: novas maneiras de criar um novo valor para todas as partes interessadas, ao fazer negócios com modelos mais inclusivos, sustentáveis e confiáveis.
Para realizar esse potencial, as empresas devem mudar a sua gestão. Devem orientar-se para a criação de modelos de colaboração aberta, combinar metas, em termos de valor e propósito, e investir em cultura e em novas capacidades de liderança. Estas devem adquirir novos comportamentos e capacidades para interagir, executar e entregar aos seus clientes um novo valor.
O resultado será uma empresa digital inteligente: resiliente, distribuída e adaptável a mudanças disruptivas.
Na esteira da COVID-19, os gestores e líderes empresariais têm agora uma oportunidade – e uma necessidade urgente – de conscientemente moldar um novo “normal de negócios” que entrega valor inclusivo e sustentável para todas as partes interessadas.
Nos próximos anos, esta comunidade de líderes deverá continuar a aprender e a impulsionar a colaboração nessas prioridades compartilhadas.
- Três oportunidades para a mudança empresarial
As empresas devem aproveitar a oportunidade de gerar lucro e investir na transformação digital. Os empresários podem usar essa transformação digital para criar valor através de três caminhos inter-relacionados:
-
Transformar o negócio: Reorientar os investimentos para o digital e iniciativas de transformação que gerem valor sustentado a longo prazo para a empresa.
-
Capacitar as partes interessadas: Usar a tecnologia para responder às necessidades e prioridades de um conjunto mais amplo de partes interessadas, incluindo funcionários, consumidores, parceiros, governos e sociedade.
-
Mudar sistemas: Criar novas colaborações e modelos de criação de valor em ecossistemas para enfrentar os desafios globais através de novos mercados e possibilitar mudanças sistémicas.
- As 7 dimensões da transformação digital
Dimensão do negócio
|
De…
|
Para …
|
Novo valor
|
Uma cadeia de valor linear, valor para o acionista.
|
Um mapa de valor dinâmico, valor para as partes interessadas.
|
Modelo de negócio digital
|
Canais digitais para produtos.
|
Serviços ou resultados baseados em dados com recurso a plataformas digitais.
|
Modelos operacionais
|
Hierárquico, isolado.
|
Ágil, local, aprimorado por Inteligência Artificial, baseado em plataformas.
|
Modelos de negócio
|
Globalizado e de baixo custo.
|
Localizado, resiliente, eficiente, ético.
|
Decisões em tempo real
|
Tomada de decisão, com base em dados históricos.
|
Preditivo, inteligente, em tempo real.
|
Decisões de investimento baseadas em dados
|
Novos recursos de tecnologia e objetivos de crescimento.
|
Reduzindo o risco / rendimento, encontrando novos rendimentos.
|
Aumentar o talento
|
Fechando lacunas de habilidades conhecidas.
|
Uma flexibilidade digital, interacção entre recursos humanos, máquinas inteligentes e força de trabalho.
|
- Os princípios orientadores para a transformação digital
Nenhum caminho pode garantir o sucesso, mas existem 11 princípios, vulgarmente aplicados por organizações líderes, que podem ajudar a maioria das empresas a ter sucesso nas sete dimensões da transformação digital.
-
Seja claro nos objetivos.Exerça uma liderança bem definida para equilibrar compensações difíceis entre as vantagens das partes interessadas.
-
Incorpore o digital em todas as funções.Faça o digital integrar a estratégia da empresa. As formas de trabalhar devem basear-se em equipas multifuncionais.
-
Combine a inovação e a eficiência.Considere a tecnologia como um recurso e uma medida de corte de gastos e bem como um investimento a longo prazo em novos valores.
-
Integre valor e propósito. Incuta propósito na estratégia de negócios para ajudar a criar novos mercados e propostas de valor.
-
Avance com roteiros ágeis e iterativos. Mantenha a flexibilidade durante a transformação digital. Defina grandes evoluções e projetos para atingir o seu principal objetivo e ações táticas de curto prazo.
-
Combine estratégia de curto e longo prazo. Execute o cenário de planeamento a longo prazo, e considera mudanças em diferentes perspetivas.
-
Construa uma cultura empreendedora. Crie uma força de trabalho que está disposta a inovar e falhar rápido se necessário, apoiada por espaços ágeis e incubadoras de inovação disruptiva.
-
Invista nos recursos humanos.Aumente e atualize continuamente as capacidades digitais da direção da empresa e das equipas executivas.
-
Invista em tecnologia a longo prazo. Equilibre as pressões de curto prazo com o valor futuro a ser obtido por meio de investimentos, guiados pela sua visão e focados em resultados de negócios.
-
Esteja determinado com a adoção de tecnologia. Desenvolva visões compartilhadas, estruturas coordenadas e determinação institucional para superar as divisões departamentais rígidas e a resistência à mudança.
-
Avalie o sucesso.As capacidades digitais adquiridas e as melhorias na experiência do cliente devem ser utilizadas para medir o sucesso da transformação digital.