Os gestores de empresas sentem por vezes que têm 20 empregos num só.
Não se trata apenas de dar atenção aos clientes. Trata-se de gerir as finanças do negócio, de respeitar as regras em matéria de conformidade e de encontrar novas formas de construir uma carteira de clientes, para nomear apenas algumas tarefas.
Ainda que a sua empresa pareça precisar de apoio num sem-número de aspetos, os recursos de que precisa para que o seu negócio prospere também são múltiplos.
O mundo digital atual está saturado de soluções para as pequenas empresas fazerem menos com mais, mesmo sem grande experiência técnica.
Este artigo vai ajudá-lo a entrar em contacto com os recursos disponíveis no que toca ao apoio empresarial de que precisa, para que possa realmente assumir as rédeas e para que o seu negócio tenha sucesso.
Encontre um contabilista que o ajude a lidar com as declarações fiscais
A preparação da declaração de impostos pode ser complicada. Encontrar um contabilista que compreenda as suas necessidades em matéria de requisitos de conformidade é essencial.
Pode facilmente contactar outras empresas nas proximidades para pedir recomendações sobre um bom profissional.
É fácil (e sensato) verificar o passado dos seus potenciais contabilistas e verificar as suas acreditações, o que geralmente se consegue fazer pela Internet.
Não perde nada em pedir-lhes referências de outros clientes, bem como em entrar em contacto direto com esses clientes.
Contrate um “business coach” e concentre-se nas grandes vitórias
O “business coach” é um treinador, um conselheiro e, como tal, vai dar-lhe outra perspetiva no que diz respeito à estratégia e ao crescimento do seu negócio, nas suas múltiplas vertentes: marketing, vendas, equipa.
A ActionCOACH disponibiliza uma rede de Coaches em todo o território português e um leque de modalidades que o vão ajudar a melhorar a performance do seu negócio.
Comece a usar software de gestão e encontre quem o ajude a tirar o maior proveito dos programas
O software na cloud elimina virtualmente os desafios de precisão que acompanham as tarefas manuais.
Por exemplo, em vez de transferir manualmente dados de contabilidade entre folhas de cálculo, a automação no software de faturação recolhe os dados de vários relatórios, para que os utilizadores possam ter acesso a informação crítica em segundos.
Alie isso a ferramentas de previsão e de análise que também estão incluídas no software de faturação e terá tudo aquilo de que precisa para tomar decisões acertadas com a literacia financeira organizacional de um diretor financeiro.
O mesmo se aplica ao software para gestão de Recursos Humanos.
Os dados iniciais dos funcionários só têm de ser inseridos uma vez, e todos os dados subsequentes são calculados automaticamente ao longo da vigência do contrato do funcionário com a empresa.
Isto inclui os salários, as deduções e outros benefícios aplicáveis.
Poderá atualizar facilmente a informação pessoal dos funcionários, como o aumento do salário, à medida que as alterações forem sendo introduzidas.
A par da automação, o software de gestão de RH também inclui controlos da qualidade da análise, para identificar e corrigir as discrepâncias antes de estas terem lugar. Mas porque por vezes estas acontecem, o software de gestão de RH permite-lhe corrigi-las rapidamente.
Fale com um especialista em processamento de salários para melhorar os seus processos
Alguns Gabinetes de Contabilidade também oferecem serviços de processamento de salários para pequenas empresas.
Isto pode passar por gerir a sua folha de salários por si ou por oferecer consultoria sobre como digitalizar os seus processos de pagamento, para aumentar a produtividade e a eficiência.
Poupará tempo nas etapas finais se contratar apoio para os pagamentos a par da contabilidade, para que todas as decisões financeiras resultem de uma visão global do dinheiro que entra e sai, incluindo as suas obrigações com salários.
Peça ajuda a um especialista em Recursos Humanos sobre como fazer uma boa gestão dos funcionários
À medida que o seu negócio cresce, precisará de apoio na gestão e na retenção do pessoal, para que possam desempenhar o seu papel o melhor possível.
Há algumas pessoas a quem pode recorrer.
Um consultor de Recursos Humanos sugere-lhe as melhores práticas de recrutamento, de estrutura organizacional, de compensação e de relação com os funcionários.
Entretanto, um advogado da área do trabalho poderá oferecer conselhos jurídicos sobre a gestão de pessoal, para ajudá-lo a documentar as suas políticas e procedimentos.
Converse com um especialista em gestão de tempo e trabalhe de forma mais eficaz
Um formador da área da gestão de tempo pode parecer uma solução new age, mas à medida que a tecnologia possibilita aos empreendedores conhecerem todos os detalhes das suas empresas a todas as horas, é fácil estes sentirem-se assoberbados e incapazes de definir prioridades.
Ajuda ter alguém que possa treiná-lo sobre como ser mais produtivo com o seu tempo.
Um formador pode mostrar-lhe diferentes abordagens de definição de prioridades de tarefas e pode responsabilizá-lo por manter esse plano.
Inscreva-se em formações e melhore as suas competências e as da sua equipa
A vantagem de abrir um negócio atualmente é que há recursos online ilimitados para o ajudar a suprir qualquer falha de conhecimento ou de competências.
O LinkedIn Learning, por exemplo, é uma base de dados de cursos online que cobre as áreas dos negócios, da tecnologia e dos temas criativos.
Alguns cursos incluem certificação depois da conclusão. Estes não são gratuitos e podem exigir uma assinatura.
No entanto, há ofertas gratuitas na Internet, por isso valerá a pena explorar para ver se se adequam às suas necessidades.
A Sage University dispõe também de uma vasta oferta de formação para o desenvolvimento de competências.
Procure apoio financeiro
Financiar o seu negócio poderá ser difícil, quer seja para começar ou para investir numa empresa bem-sucedida.
Dependendo das circunstâncias, estão disponíveis um conjunto de ajudas e empréstimos estatais.
Para se candidatar, precisará provavelmente de demonstrar que cumpre os critérios ou que detém as qualificações necessárias. Isto pode incluir apresentar um plano de negócios, ou mesmo criar um de raiz.
O processo pode incluir apresentar documentos que comprovem o estado financeiro da empresa durante um dado período e pode exigir que crie projeções dos seus lucros e perdas relativos a um dado período, como o próximo ano ou os próximos dois.
As plataformas de financiamento coletivo (crowdfunding) são onde os investidores e os empreendedores se conhecem, o que possibilita que os empreendedores angariem fundos junto da comunidade em troca de produtos tangíveis ou de outros presentes associados.
O que significa que isto pode ser feito sem abdicar de participações na empresa ou sem acumular dívida, e, como tal, é uma forma de atenuar o risco.
O Crowdfunding também pode ajudá-lo a expor-se a um público mais vasto de investidores interessados.
Se o empreendedor se esforça para criar uma campanha que apela ao público, as opiniões, sob a forma de comentários e de ideias, irão, sem dúvida, ajudar a cobrir essas potenciais falhas.
Inscreva-se numa rede de empresas e aprenda com os seus pares
Um dos grandes obstáculos à gestão de um negócio próspero é o trabalho em isolamento.
Os benefícios de se juntar a uma rede de pares são inestimáveis, porque estas funcionam como um think tank de donos de empresas com experiências distintas.
As redes de contactos encontram-se para discutir e resolver desafios empresariais em conjunto. É provável que alguém na rede tenha experimentado os mesmos desafios e possa oferecer soluções.
Últimas considerações
Se quiser assumir as rédeas do seu negócio e controlar os seus processos, há uma coisa que não pode esquecer: não tem de o fazer sozinho.
Usar o apoio das suas redes ou encontrar redes novas pode ajudá-lo e ao seu negócio a progredirem e a manterem-se na direção certa.
Com o apoio dos contabilistas, com o trabalho com os especialistas em negócios e com a formação como forma de progressão, o sucesso da sua empresa pode tornar-se realidade.