Neste artigo, dizemos-lhe como o moderno software ERP está a mudar as regras do jogo para as empresas de produção.
A evolução das soluções de gestão empresarial para as empresas da indústria da produção levou a um aumento do número destes tipos de sistemas no mercado.
À medida que as soluções se tornam mais robustas e tecnologicamente avançadas, pode tornar-se difícil escolher entre tantas opções, uma vez que terá de distinguir entre as que são meros acréscimos e as que o ajudarão a fazer crescer o seu negócio.
Para tirar o máximo partido de qualquer solução, é importante compreender os tipos de sistemas disponíveis e como estes diferem.
O que é um sistema MRP?
Quando falamos de um sistema MRP (Manufacturing Resource Planning, em inglês), estamos a referir-nos a uma solução que nos ajudará a planear os recursos de uma indústria de produção.
De seguida mostramos-lhe em que consiste uma solução MRP:
- Este tipo de sistema tem a sua origem no planeamento das necessidades de materiais desenvolvido nos anos 70 como um mecanismo para as empresas de produção calcularem com precisão que materiais precisavam, quando e em que quantidades.
- O planeamento das necessidades de materiais evoluiu mais tarde para o planeamento dos recursos de fabrico (ou MRP II), uma vez que as empresas precisavam de um sistema que acomodasse outras áreas do negócio, tais como a gestão dos pagamentos aos fornecedores, salários e recursos humanos.
- Os sistemas MRP são tipicamente aplicações independentes que operam numa estrutura organizacional modular.
- Cada módulo rastreia e regula características e funções específicas para a empresa, tais como a conceção de produtos, o controlo de qualidade, o controlo das plantas das lojas e a contabilidade geral.
- Nesta segunda fase, foi introduzido um modelo de circuito fechado, que utiliza um arquivo de dados central para registar, monitorizar e realizar relatórios sobre várias atividades da empresa.
O que é um sistema ERP?
As soluções de planeamento de recursos empresariais (ERP) combinam os módulos monitorizados por um sistema MRP e integram-nos para apoiar todas as funções empresariais, e não apenas as relacionadas com o fabrico.
E quando as empresas de produção atingem uma certa dimensão, a globalização entra em jogo. A interação com o mundo que nos rodeia oferece oportunidades para aumentar os lucros, e cria uma maior procura de produtos e fontes de matérias-primas mais baratas que muitas vezes afetam toda a cadeia de abastecimento.
Partilhe! Saiba o que é um sistema ou software ERP e os seus benefícios para uma empresa na indústria transformadora.
Enfrentar os desafios da globalização com um software ERP
Mas a globalização também implica desafios complexos. Um mercado global saturado significa mais concorrentes e uma velocidade de mudança cada vez mais acelerada.
Os desafios associados incluem:
- Pressão para inovar, onde manter os custos ao mínimo e reduzir o prazo de comercialização são fatores competitivos necessários.
- Alterações súbitas nos acordos comerciais devido a alterações macroeconómicas ou geopolíticas, tais como alterações nas tarifas alfandegárias, disponibilidade de mercadorias ou avaliações monetárias.
- Regulamentos ambientais necessários para resolver problemas graves, tais como a poluição ou as alterações climáticas.
- Normas internacionais que controlam a qualidade e a rastreabilidade, que influenciam o aprovisionamento de matérias-primas.
Além disso, os fabricantes têm frequentemente de desenvolver produtos tecnologicamente complexos, o que significa que:
- São frequentemente criados em colaboração com os clientes, pelo que a comunicação quer interna quer externa é importante.
- É importante manter um controlo apertado sobre o processo de produção dos produtos.
- A pressão para produzir produtos de qualidade a um custo mais baixo está a aumentar.
Um software ERP para melhorar a competitividade
As empresas de produção procuram sistemas ERP para apoiar a oferta de produtos de qualidade a baixo custo, abordando assim muitos dos aspetos que mencionámos.
Por exemplo, deve apoiar a colaboração interna, para uma clara definição e comunicação dos requisitos do produto, e coordenar a produção com as equipas de produto e de entrega.
Sem comunicação, é impossível garantir que os produtos sejam entregues de acordo com as especificações, dentro do prazo e sem custos excessivos. De uma perspetiva externa, a comunicação é fundamental para negociar com os fornecedores e obter preços favoráveis, bem como para comunicar com os organismos reguladores e com os clientes.
Razões habituais para escolher um software ERP
Para além dos desafios da globalização supramencionados, existe a necessidade de os fabricantes produzirem de forma rápida, barata e eficiente a fim de obterem lucro.
Um estudo do Aberdeen Group indica que o crescimento da rentabilidade/margem é (e sempre foi) a principal prioridade comercial para 79% dos fabricantes dos EUA.
Partilhe os dados! 83% dos inquiridos do estudo do Grupo Aberdeen já dispõem de alguma forma de solução ERP.
Aqui estão algumas das principais conclusões desta análise:
- Existe agora um novo impulso para modernizar os sistemas empresariais (29%), aumentar os serviços ao cliente (28%) e introduzir novos produtos e serviços (25%), o que resultou na opção dos líderes empresariais pelos avanços tecnológicos do moderno software ERP.
- Como evidenciado pelo estudo do Grupo Aberdeen, o ERP também apoia novas estratégias partilhadas por muitos fabricantes, tais como a agilização e aceleração de processos para melhorar a eficiência e produtividade (44%), a otimização da cadeia de fornecimento (3%) e a melhoria da interoperabilidade e comunicação (31%).
Uma vez que as empresas de produção têm quantidades significativas de dados, um sistema ERP tornou-se na plataforma ideal para a mudança e num catalisador para as possibilidades do futuro.
Os líderes empresariais estão melhor posicionados para tirar mais partido dos seus dados – analisando a eficácia do processo, estabelecendo tendências dos lucros ou monitorizando os dados dos clientes, tudo graças à integração da análise empresarial e do seu ERP.
Embora a integração de um software ERP com as funcionalidades da Internet das coisas (IoT) esteja ainda numa fase inicial, 38% dos fabricantes têm previsto implementar esta nova tecnologia no próximo ano, e 72% fá-lo-ão nos próximos 3 anos.
Vantagens dos sistemas ERP sobre os MRP
Para os utilizadores de um sistema ERP, a probabilidade de ter visibilidade do estado de todos os processos aumenta em 44%, e 75% quando se trata de receber notificações automáticas de eventos empresariais.
Com maior visibilidade, agilidade e eficiência, os fabricantes que implementaram um sistema ERP conseguem um aumento de 333% na produtividade, um crescimento de 800% na rentabilidade, um aumento de 6% na pontualidade das entregas e uma melhoria de 4% na precisão média em comparação com os que utilizam sistemas antigos.
Partilhe os dados! De acordo com um estudo do Grupo Aberdeen, os fabricantes que implementaram um sistema ERP conseguiram um crescimento de 800% da rentabilidade.
Além disso, os fabricantes que utilizam um sistema ERP ligado à nuvem estão melhor posicionados para adotar rapidamente novas tecnologias IoT à medida que estas estejam disponíveis.
A IoT oferece a capacidade de mudar radicalmente o sector da transformação, alargando o seu controlo ao equipamento e maquinaria. O principal obstáculo que os sistemas MRP colocam ao desenvolvimento da IoT é a sua incapacidade de integrar os vários sistemas, dispositivos e componentes que compõem uma empresa.
A melhor preparação é uma boa base
O sector transformador está cada vez mais a avançar para modelos empresariais que potenciam novos processos para ganhar visibilidade, agilidade, colaboração e eficiência.
O avanço constante da IoT e da Indústria 4.0 está a forçar as empresas a posicionarem-se num ambiente mais rápido e mais competitivo. Ao trabalhar em estreita colaboração com fornecedores de software ERP, os fabricantes podem identificar oportunidades chave para os seus negócios e adotar uma solução que tenha em conta as limitações deste ambiente e, o mais importante ainda, que seja facilmente escalável às suas necessidades.
Os fabricantes estão sob enorme pressão de preços o que os obriga a agilizar os processos e tornar os seus produtos mais baratos e melhores. A fidelidade à marca mudou juntamente com a satisfação do cliente e a saturação de produtos. Se um cliente tem uma má experiência, é mais provável que vá ter com um concorrente, especialmente se o preço for mais barato.
Os riscos são inevitáveis se estes desafios não forem geridos com o apoio tecnológico adequado.
Aqueles que forem mais lentos a adotar esta tecnologia não serão mais lentos a crescer ou a ter pior desempenho, mas poderão ser deixados de lado e poderão ser incapazes de sobreviver na economia do futuro.